Curriculo de Sergio Feitoza Costa

Sergio Feitoza Costa criou a COGNITOR CONSULTORIA, PESQUISA TECNOLOGICA E TREINAMENTO Ltda,em 1996. Ele aplica treinamentos e consultoria em projeto, especificação e testes de equipamentos para subestações (painéis, quadros elétricos, barramento, dutos blindados e outras).

É engenheiro eletricista, M.Sc. em Sistemas de Potência e Diretor do Cognitor. Tem 40+ anos de experiência em laboratórios de testes (projeto, construção, operação como engenheiro de teste e gerenciamento), projeto de equipamentos, testes e preparação de normas IEC participando dos grupos de trabalho IEC e CIGRÈ. Sua experiencia abrange laboratórios de alta potência, alta tensão, elevação de temperatura, compatibilidade eletromagnética e equipamentos para atmosferas explosivas).Possivelmente é hoje, o único consultor em atividade que acumula a experiencia de 25 anos em laboratórios de testes reais mais 20 anos de uso de simulações destes mesmos testes e ainda atua na IEC escrevendo as normas tecnicas destes. Serviços podem ser aplicados em inglês, português e espanhol em todo o mundo.

PROJETOS DE LABORATORIOS DE ENSAIOS, CONSTRUÇÃO, OPERAÇÃO E GERENCIA GERAL

Nos 25 anos de trabalho no CEPEL, participou de todas as etapas de projeto, construção, contratação e treinamento das equipes técnicas, manutenção e operação dos maiores laboratórios de testes sul-americanos no Brasil. Ajudou a implantar e foi o gerente geral dos laboratórios do CEPEL, incluindo alta tensão, alta potência, equipamentos para atmosferas explosivas, EMC, materiais e calibração.

Em 2010, desenvolveu o projeto conceitual para a implantação dos novos laboratorios de Itajubá - MG, incluindo instalações para testes de alta potência (2500 MVA), testes de elevação de temperatura (25000A), Alta Tensão classe 550kV e outros . Esses laboratórios estão atualmente em construção Há anos Sergio é consultor dos proprietarios no projeto ISI-Sistemas Elétricos (SENAI)

PLANEJAMENTO ENERGETICO BRASILEIRO

No CEPEL, também gerenciou grupos na área de geração e cogeração com fontes renováveis e não renováveis. Nessas atividades ajudou no planejamento e implantação de programas nacionais como o PROINFA (eólica, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas), PNCE (usinas hidrelétricas de pequeno porte), usos mais limpos do carvão e implantação do projeto Gasoduto Brasil-Bolívia. O software DECIDIX para avaliação técnica econômica de projetos de energia foi desenvolvido por Sergio.

SIMULAÇÕES DE TESTES E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS PARA SUBESTAÇÕES

Nos últimos 20 anos, após deixar o CEPEL, ele adquiriu uma considerável experiência na simulação de testes de alta potência, desenvolvendo o software SwitchgearDesign e prestando serviços de consultoria a fabricantes do Brasil e Exterior para desenvolver produtos para subestações, como paineis, secionadores, barramentos, dutos blindados , etc. Na área de PUBLICAÇÕES, há artigos explicando métodos e validação do SwitchgearDesign. Sergio aplica treinamentos para a implantação do software como ferramenta de projeto na empresa.

UMA IDEIA PARA O USO MUNDIAL QUE FOI POSSÍVEL DEVIDO AO USO DE SIMULAÇÕES com o SwitchgearDesign

Sergio divulgou em 2019 uma idéia LIVRE para o projeto de equipamentos TRIAXIAIS. É uma tecnologia que pode ser usada em paineis e barrameentos isolados a ar e SF6. Clique no botão para entender

I E C – INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION & C I G R È

IEC: Na IEC - Comitê Eletrotécnico Internacional, Sergio foi membro do grupo de trabalho IEC SC 17 C / WG31 que preparou a IEC 62271-307 (2015) - Orientação para a extensão da validade de Ensaios de tipo de equipamento de manobra e controle em invólucro metalico para tensões nominais acima de 1 kV e até e incluindo 52 kV. Este é um documento aplicável a painéis, quadros de distribuição, sistemas de barramento, dutos blindados e outros.

De 1990 a 1994, foi Presidente do Comitê Técnico 32 (Fusíveis para Alta Tensão, Baixa Tensão e Miniatura) da IEC - International Electrotechnical Commission. Coordenou os comitês equivalentes da ABNT e também a CE-24: 301.04 - Proteção contra Incêndios em Subestações.

C I G R È

CIGRÈ: Sergio foi membro do grupo de trabalho CIGRE WG A3.24 sendo coautor da brochura CIGRE 602/2014 Ferramentas para a Simulação dos Efeitos do Arco Interno em Painéis T & D. Ele é o autor do documento "Proposta de Diretrizes IEC para o uso de simulações e cálculos para substituir alguns testes em normas IEC" referido na brochura.

Ele também é membro do Grupo de Trabalho Cigrè WG B3-43 - Soluções Contemporâneas para Subestações de Baixo Custo sendo coautor da Brochure Cigrè 740 (2018) - Projeto Contemporâneo de Subestações de Baixo Custo em Países em Desenvolvimento). Leia o resumo na seção Publicações

Ele é atualmente membro do WG A3.36 Internacional -. Aplicação e Benchmark de Simulações Multi Físicas e Ferramentas de Engenharia para Cálculo de Elevação de Temperatura que está concluindo uma nova brochura será publicada em 2019.

ATIVIDADES DE TREINAMENTOS, PUBLICAÇÕES, LINGUAS

Treinamentos para engenheiros e projetistas em mais de 200 cursos e seminários em todo o mundo . Leia a lista e baixe os artigos no botão da parte superior desta pagina. Há posts no LinkedIn além do fórum intitulado "Laboratórios de Alta Potência e Simulações de Ensaios (arco interno, elevação de temperatura, forças eletrodinâmicas). LINGUAS: Ingles, Espanhol, Portugues e Frances

Há material "livre" no link YouTube:



Workspot 2018 Foz do Iguaçu
Workspot - Foz do Iguaçu - Nov. 2018 by WG B3-43
Sergio, um dos palestrantes do evento Cigrè Manilla-Philipines em 2018. Workshop sobre subestações de baixo custo para países em desenvolvimento
Apresentação em Manilla - Philipines - April 2018 - WG B3-43
Temperature Rise Test Simulation with SwitchgearDesign software developed by Sergio Feitoza
Sergio in Cigre Manilla

OUTRAS ATIVIDADES - PRODUÇÃO MUSICAL:SergioFeitoza

Sergio Feitoza também é compositor, cantor e músico(violão clássico). Tem mais de 35 músicas registradas e 4 CDs gravados.

Vendas de Musica:

YouTube:

Também no Spotfy, Deezer e outras lojas